Estudantes com deficiência visual – Cegueira

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL – CEGUEIRA

O Censo MEC/INEP (2020, p.7) define a cegueira como:

icone acessibilidade perda total da função visual ou pouquíssima capacidade de enxergar. icone acessibilidade

Diante de tal especificidade, sugerimos ao docente que, ao receber a lista da sua turma, confira a indicação de quem são os alunos com deficiência atendidos pela DACES/UnB. No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na sua turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.

Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente e clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do/da aluno/aluna com NEE constará no ícone do NEE. Clique no ícone icone acessibilidade para visualizar o parecer acerca das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.

Antes de o semestre começar, oriente o estudante acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.

icone acessibilidadeOrganize o conteúdo, na plataforma, em ordem cronológica e por aulas, assim, o estudante cego, com auxílio do , terá condições de acompanhar o percurso formativo proposto na disciplina.

icone acessibilidadePara organizar e identificar as unidades, módulos ou disciplinas, utilize um sistema de caixas e/ou rótulos que possibilitem uma descrição clara e objetiva. Veja o exemplo, a seguir.

balao exemplo
Modelo de rótulo de identificação

icone acessibilidadeDisponibilize, na plataforma, a organização da disciplina em formato digital (escrita) e, preferencialmente, em formato de áudio, também.

Infográfico do modelo de um plano de ensino: plano de ensino da disciplina Tecnologia e Linguagem do Curso de Língua de Sinais Brasileira – Português como segunda língua.

Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB”

icone acessibilidadeAo iniciar o semestre letivo, faça sua própria , ou seja, descreva para o estudante, brevemente, suas características físicas (cor, altura, tipo físico, cabelos, cor dos olhos, estilo e cores das roupas). Também, é importante descrever um pouco do local em que está sendo ministrado a aula (se é uma sala, como é a parede ao fundo, se há quadros, livros, estantes ou qualquer outro objeto que esteja visível). Se possível, sugira aos colegas de classe que, também, façam sua audiodescrição.

Como forma de Audiodescrição de uma aula veja o exemplo abaixo:

balao video

AUDIODESCRIÇÃO

 Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB

icone acessibilidadeDisponibilize, com antecedência, o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, etc.) para o estudante. Os arquivos devem ser disponibilizados em formatos selecionáveis, como Word ou PDF, por exemplo, e devem possuir uma boa qualidade de texto e imagem.

icone acessibilidadeCaso o professor deseje disponibilizar um arquivo em PDF, é preciso atentar para que ele não seja um PDF de imagem. Os PDFs em formato de imagem não são acessíveis para as pessoas cegas, uma vez que os leitores de tela não conseguem processar imagens, apenas textos. Se forem utilizados documentos e atividades escritas diversas, de forma escaneada, o estudante ou o professor deverá enviar os materiais para a equipe da DACES/DAC e do Laboratório de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual (e-mail unb.adaptacaodemateriais@gmail.com), para que seja realizada, dentro do  pela equipe, a produção do material em formato acessível.

icone acessibilidadeTais textos passarão pelos programas de reconhecimento ótico, os OCRs, que converterão os PDFs de imagem, para PDFs em formato texto. A seguir, disponibilizamos exemplos de PDFs de imagem adequados, e de PDFs de imagem não adequados para o envio à equipe da DACES/DAC e ao Laboratório de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual.

icone dislike Texto Escaneado de modo inadequado

A imagem, a seguir, apresenta um exemplo de texto escaneado de modo inadequado. O texto possui rasuras, como rabiscos e escritas. Há, também, desenho de linhas que sublinham o texto. Dessa forma, ao converter a imagem escaneada para texto, o programa OCR não conseguirá lê-lo corretamente. Recomendamos que se apaguem as rasuras e linhas sublinhadas do texto para uma leitura adequada do programa.

Texto escaneado de modo inadequado

Fonte: ACKERMAN, Bruce. A Nova Separação dos Poderes. Trad. Isabelle Maria C. Vasconcelos e Eliana Valadares Santos Editora Lumen. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. Adaptada pela Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB em 2021

icone dislike A imagem, a seguir, apresenta outro exemplo de texto escaneado de modo inadequado

O texto está na diagonal e possui muitas partes com desfoque, o que deixa parte das letras apagada. Texto em diagonal não é reconhecido pelos programas de OCR. Recomendamos utilizar um scaner ou que se atente para não deixar o texto torto, desfocado ou apagado.

Texto escaneado de modo inadequado

Fonte: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do ocidente medieval. 2002.

 icone dislike Texto escaneado de modo adequado

A imagem, a seguir, apresenta um exemplo de texto escaneado de modo adequado. O texto não possui rasuras, rabiscos, linhas sublinhadas, manchas, partes desfocadas ou qualquer outro empecilho. O texto possui um escaneamento adequado, está alinhado e reto. Dessa forma, o programa OCR poderá fazer uma leitura correta. Recomendamos que sigam este exemplo, a fim de gerar textos para a produção do material em formato acessível, dentro do  pela equipe.

Texto escaneado de modo adequado

Fonte: GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo (orgs.). O Brasil imperial. 3 Vols. Rio de Janeiro: Civilizacão Brasileira, 2010. 1.381p

icone acessibilidadeO estudante cego deverá indicar, à DACES/DAC, o formato acessível de sua preferência: digital acessível, áudio ou braile. Os textos deverão ser encaminhados com antecedência, conforme prazo já citado, para a produção do formato acessível, a fim de que retornem, ao estudante, em tempo hábil para a leitura. Isso possibilita a participação do discente nas aulas e nas atividades avaliativas. Informações complementares a respeito do Programa de Produção de Materiais Acessíveis podem ser obtidas por aqui.

Texto acessível em braile

Fonte: https://www.freeimages.com/pt/photo/braille-1420102

icone acessibilidadeViabilize o apoio de um tutor (um estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.

icone acessibilidadeAo utilizar recursos audiovisuais nas aulas (filmes, vídeos, documentários, dentre outros), verifique se eles possuem audiodescrição. Caso não possuam, o professor, ou o tutor, poderá descrever as cenas e as imagens para os estudantes cegos.

icone acessibilidadeAo utilizar slides nas aulas, devem-se descrever imagens, fotos, gráficos e tabelas.

balao video

AUDIODESCRIÇÃO DE TABELA

 Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB

icone acessibilidadeAo elaborar a atividade avaliativa da disciplina, é preciso conversar com o estudante cego acerca do formato acessível de sua preferência. Caso seja necessário, a equipe da DACES/DAC poderá apoiar na produção e na impressão da avaliação em braile, conforme os prazos descritos.

icone acessibilidadeAo realizar as atividades avaliativas, é necessário garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).

SOFTWARES LEITORES DE TELA

Você conhece os Softwares Leitores de Tela? Quer conhecer um pouco mais? Leitores de tela são aplicativos utilizados por pessoas com Deficiência visual para que tenham, em telas de dispositivos diversos (computadores, tablets, smartphones, etc.), acesso às informações presentes em forma de texto, convertendo-as em informações sonoras, em áudio.

O NVDA – Software Ledor de tela é gratuito e faz leitura de toda tela do computador/ notebook. Conheça como o leitor de tela funciona a seguir. Veja abaixo dicas e sugestões sobre os recursos de acessibilidade deste manual!

Principais leitores de tela utilizados pelos estudantes com deficiência visual:

NVDA

JAWS

Virtual Vision

DosVox

Orca

VoiceOver

AUDIODESCRIÇÃO

Ao iniciar o semestre letivo, faça sua própria Audiodescrição, ou seja, descreva brevemente para o estudante suas características físicas (cor, altura, tipo físico, cabelos, cor dos olhos, estilo e cores das roupas).

Também é importante descrever um pouco do local de onde está ministrando a aula (se é uma sala, como é a parede ao fundo, se há quadros, livros, estantes ou qualquer outro objeto que esteja visível).

Se possível sugira aos colegas de classe que também façam sua Audiodescrição.

PRAZOS

É importante que o docente observe os prazos estipulados, a fim de que os materiais retornem ao estudante em tempo para a leitura, possibilitando a participação nas aulas e nas atividades avaliativas. Para ter informações sobre os prazos, consulte
a tabela abaixo.

Formato do material Quantidade Prazo
 Braille  Até 100 páginas  7 dias úteis
 Braille  Mais de 100 páginas  15 dias úteis
 Digital acessível  Até 100 páginas sem figuras, notas de rodapé ou citações  7 dias úteis
 Digital acessível  Até 100 páginas com figuras, notas de rodapé ou citações  15 dias úteis
 Digital acessível  Mais de 100 páginas sem figuras, notas de rodapé ou citações  10 dias úteis
 Digital acessível  Mais de 100 páginas com figuras, notas de rodapé ou citações  20 dias úteis
 Tamanho ampliado  Até 100 páginas  7 dias úteis
Tamanho ampliado Mais de 100 páginas 15 dias úteis
Áudio por meio de sintetizador de voz Até 100 páginas 7 dias úteis
Áudio por meio de sintetizador de voz Mais de 100 páginas 15 dias úteis
Pular para o conteúdo