Com transtorno do espectro autista (TEA)

ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

 

O Censo MEC/INEP (2020, p. 6) define os Transtornos do Espectro Autista (TEA) como:

icone acessibilidade Quadro clínico caracterizado por deficiência persistente e clinicamente significativa que causa alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação verbal e não verbal, ausência de reciprocidade social e dificuldade em desenvolver e manter relações apropriadas ao nível de desenvolvimento da pessoa. Além disso, a pessoa apresenta um repertório de interesses e atividades restrito e repetitivo, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados. Assim sendo, são comuns a excessiva adoção de rotinas e padrões de comportamento ritualizados, bem como interesses restritos e fixos. icone acessibilidade

Sugerimos, ao docente, que verifique, junto ao estudante, a sua condição e os recursos de acessibilidade que melhor favorecem a sua participação e aprendizagem nas aulas remotas. Ao receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência que são atendidos pela DACES/UnB. No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na sua turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.


Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE, constará um ícone do NEE. Clique no ícone icone acessibilidade para visualizar o parecer a respeito das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.


Antes de o semestre começar, informe, ao estudante, acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.


icone acessibilidadeSe possível, realize contato com o estudante, antes do início do semestre letivo e do início das aulas, para compreender sua necessidade e realizar as adaptações possíveis, antecipadamente.


icone acessibilidadeDisponibilize o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, slides, etc.), com antecedência, para o estudante.


icone acessibilidadeOrganize o conteúdo, na plataforma, em ordem cronológica e por aulas, e disponibilize as orientações da disciplina em enunciados claros e objetivos.


icone acessibilidadeViabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.


icone acessibilidadeDurante a aula síncrona, e em aulas pré-gravadas, deixe sua tela em destaque, no momento da exposição; fale de forma clara e bem articulada. Há, também, a legenda automática, que pode ser um mecanismo de apoio para o aluno.


icone acessibilidadeAtente para a qualidade do som na gravação das aulas (utilize recursos para a eliminação de ruídos, como microfones ou fones de ouvido, e solicite que os participantes fechem seus microfones durante a aula).


icone acessibilidadeDisponibilize a aula gravada, para que o estudante possa ouvi-la mais de uma vez, se necessário.


icone acessibilidadeDisponibilize listas de exercícios extras, ou vídeos complementares, para auxiliar na compreensão do conteúdo. Converse com a DACES, acerca da necessidade que o aluno possui, para significar melhor os conteúdos.


icone acessibilidadeAo elaborar a atividade avaliativa da disciplina, defina, junto ao estudante, o melhor formato. Considere a possibilidade de realização de atividades escritas e individuais, que considerem as especificidades do estudante com TEA.


icone acessibilidadeAo realizar as atividades avaliativas, deve-se garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).

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