ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
O Censo MEC/INEP (2020, p. 6) define os Transtornos do Espectro Autista (TEA) como:
Quadro clínico caracterizado por deficiência persistente e clinicamente significativa que causa alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação verbal e não verbal, ausência de reciprocidade social e dificuldade em desenvolver e manter relações apropriadas ao nível de desenvolvimento da pessoa. Além disso, a pessoa apresenta um repertório de interesses e atividades restrito e repetitivo, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados. Assim sendo, são comuns a excessiva adoção de rotinas e padrões de comportamento ritualizados, bem como interesses restritos e fixos.
Sugerimos, ao docente, que verifique, junto ao estudante, a sua condição e os recursos de acessibilidade que melhor favorecem a sua participação e aprendizagem nas aulas remotas. Ao receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência que são atendidos pela DACES/UnB. No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na sua turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.
Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE, constará um ícone do NEE. Clique no ícone para visualizar o parecer a respeito das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.
Antes de o semestre começar, informe, ao estudante, acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.
Se possível, realize contato com o estudante, antes do início do semestre letivo e do início das aulas, para compreender sua necessidade e realizar as adaptações possíveis, antecipadamente.
Disponibilize o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, slides, etc.), com antecedência, para o estudante.
Organize o conteúdo, na plataforma, em ordem cronológica e por aulas, e disponibilize as orientações da disciplina em enunciados claros e objetivos.
Viabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.
Durante a aula síncrona, e em aulas pré-gravadas, deixe sua tela em destaque, no momento da exposição; fale de forma clara e bem articulada. Há, também, a legenda automática, que pode ser um mecanismo de apoio para o aluno.
Atente para a qualidade do som na gravação das aulas (utilize recursos para a eliminação de ruídos, como microfones ou fones de ouvido, e solicite que os participantes fechem seus microfones durante a aula).
Disponibilize a aula gravada, para que o estudante possa ouvi-la mais de uma vez, se necessário.
Disponibilize listas de exercícios extras, ou vídeos complementares, para auxiliar na compreensão do conteúdo. Converse com a DACES, acerca da necessidade que o aluno possui, para significar melhor os conteúdos.
Ao elaborar a atividade avaliativa da disciplina, defina, junto ao estudante, o melhor formato. Considere a possibilidade de realização de atividades escritas e individuais, que considerem as especificidades do estudante com TEA.
Ao realizar as atividades avaliativas, deve-se garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).