Com altas habilidades/superdotação

ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

O Censo MEC/INEP (2020, p. 6) define as pessoas com altas habilidades/superdotação como:

icone acessibilidade Pessoas com altas habilidades/superdotação demonstram elevado potencial intelectual, acadêmico, de liderança, psicomotor e artístico, de forma isolada ou combinada, além de apresentarem grande criatividade e envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. icone acessibilidade

Sugerimos, ao docente, que verifique junto ao estudante com altas habilidades/superdotação, a(s) área(s) de seu interesse e, de forma conjunta, defina as melhores formas de apoio especializado.

icone acessibilidade Ao receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência, que são atendidos pela DACES/UnB.

No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na sua turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.

Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE, constará um ícone do NEE. Clique no ícone icone acessibilidade para visualizar o parecer a respeito das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.

Antes de o semestre começar, informe, ao estudante, acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.

icone acessibilidade Disponibilize o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, slides, etc.), com antecedência, para o estudante.

icone acessibilidade Organize o conteúdo na plataforma, em ordem cronológica e por aulas.

icone acessibilidade Viabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.

icone acessibilidade Disponibilize as aulas gravadas, para que o estudante possa ouvi-la mais de uma vez, se necessário.

icone acessibilidade Considere a necessidade de complementação de conteúdo, ou o fornecimento de listas de exercícios extras ou vídeos complementares nas disciplinas nas quais o estudante apresente desafios na aprendizagem.

icone acessibilidade Considere a necessidade de suplementação de conteúdos nas disciplinas relacionadas à(s) área(s) de interesse do estudante, por meio da disponibilização de atividades mais complexas, listas de vídeos e de bibliografias complementares nacionais e internacionais, bem como incentive a pesquisa e a produção criativa.

icone acessibilidade Ao elaborar a atividade avaliativa da disciplina, para o estudante com altas habilidades/superdotação, considere seu perfil de aprendizagem e área(s) de interesse.

icone acessibilidade Ao realizar as atividades avaliativas, deve-se garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).

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