RIU – Fórum como espaço de construção de conhecimentos

Fórum como espaço de construção de conhecimentos

 

Profa. Msc. Geane de Jesus Silva

Secretaria de Educação do DF (SEDF)

Currículo Lattes

 

 

 


 

Profa. Dra. Wilsa Maria Ramos

Instituto de Psicologia

 

Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento/UnB

Currículo Lattes

 

  O fórum é um espaço em que o registro escrito é o principal recurso de comunicação. A sensibilidade e a atenção do professor-online serão o diferencial na mediação das discussões, possibilitando que a comunicação seja fluída, prazerosa e eficaz.

  No Moodle, os fóruns podem ser editados para cumprir determinadas ações pedagógicas:

  • Fórum temático/discussão: espaço que favorece a interação/diálogo entre os alunos do curso, motivado por meio da discussão de determinado tema e/ou assunto do/da curso/disciplina. Essa ferramenta deve ser utilizada para favorecer maior reflexão e pesquisa, possibilitando o aprofundamento de ideias e conceitos, bem como a interação e a colaboração entre os alunos;
  • Fórum de dúvidas: espaço organizado para que as dúvidas dos participantes sejam compartilhadas e sanadas;
  • Fórum de apresentação: espaço destinado à apresentação e à interação entre a turma;
  • Fórum de notícias: espaço dedicado a informes gerais (único fórum em que os alunos não possuem a permissão para interagir).

  Vale recordar, ainda, que o Fórum pode ser avaliativo ou não.

Vejamos alguns exemplos mais usados de Fórum de acordo com determinados objetivos educacionais:

Propiciar interação

   Fórum de Apresentação- tem o objetivo de promover a apresentação entre professor-online e a turma;

  Fórum de Dúvidas – tem o objetivo de abrir espaço para que os participantes socializem suas dúvidas no decorrer do curso, tanto as dúvidas pedagógicas quanto dúvidas técnicas;

  Fórum de Socialização – de uso facultativo, tem o objetivo de promover a interação livre entre todos os participantes do curso. Não precisa da mediação e monitoria contínua do professor-online;

Fórum Didático- considerado o núcleo de construção do conhecimento de um curso. A ‘sala de aula’ em que o professor-online e sua a turma possa interagir em torno da discussão de um determinado assunto/tema do conteúdo programado. Pode ter caráter avaliativo.

Expor trabalhos e conteúdos sem interação

  Os estudantes apenas visualizam as postagens que podem ter os objetivos descritos a seguir:

  Fórum de Exposição – objetiva a exposição de resultado de trabalhos, não há, portanto, interação;

  Fórum – Mural de Informação – objetiva a divulgação de informação à turma pelo professor-online ou coordenação do curso.

A mediação nos Fóruns na abordagem da costura textual

 A mediação pedagógica nos fóruns é uma ação docente e discente, fundamentada nos processos de comunicação e de conversação em redes de aprendizagem. Também é compreendido como a técnica da costura textual.

  A costura textual é uma técnica que emerge da troca de experiência e de opiniões que são estimuladas na construção compartilhada do conhecimento no AVA. Por meio disso, é possível confrontar ideias de forma mais dinâmica, contextualizada e organizada, perceber semelhanças e diferenças, aprofundar a discussão e favorecer o processo de aprendizagem. Essa técnica oportuniza ao professor e aos discentes o estabelecimento de conexões entre as postagens.

Recomendações para fazer a mediação via costura textual

  Separe um tempo para ler as mensagens recebidas no dia anterior. Realize primeiro uma leitura superficial e uma segunda mais atenta ao que cada um diz.

  De cada mensagem, separe, pelo menos, um trecho ou parágrafo que a sintetize. Copie e cole o parágrafo ou trecho em um arquivo à parte, que pode ser denominado de “discussão da semana”.

  Depois de ler as mensagens, retorne ao arquivo da “discussão da semana” e procure identificar linhas que associam os trechos, numa espécie de exercício de “ligue os pontos”: podem ser criados títulos que identifiquem essas linhas e colocados cada trecho embaixo do respectivo título. No fim, tem-se um conjunto de linhas temáticas contendo cada um trechos mais representativos das falas de cada um no dia anterior.

  Isso permite identificar, nitidamente, os pontos que estão demandando maior atenção da turma, bem como comentar questões que estão chamando mais a atenção ou salientar pontos que considera também importantes e que não estejam sendo abordados pela comunidade.

  Essa mesma atividade pode ser designada para grupos de estudantes que fazem a costura e a publicam no Fórum. É importante, também, que o professor o leia antes da publicação.

Cuidados éticos e recomendações na condução dos Fóruns: benefícios e limitações

  No Fórum, a construção do sentido de pertencimento à turma ocorrerá mediante a constituição de relações de respeito mútuo às diferenças de pensamento e de visões de mundo, crenças e valores etc.

  Deve-se estimular a proximidade das relações, incentivar as trocar experiências e, também, motivar a comunidade para seguir nas reflexões, compreendendo que os temas não se esgotam em um Fórum.  

  Também, recomenda-se a criação de Netiquetas para o tratamento interpessoal nos Fóruns, valorizando a importância da riqueza do diálogo, da troca de experiências e a sensibilidade ética e estética dos estudantes a temas polêmicos e que possam emanar conflitos. O conflito pode ser necessário, e não é ruim se for bem administrado e trouxer novos olhares e novas aprendizagens sobre temas, diretamente ou indiretamente, relacionadas a ele.

  O professor deve contar com a colaboração dos estudantes para responderem dúvidas. Também, ele deve orientar os estudantes para o autoplanejamento, a auto-organização dos estudos, respeitando os prazos de postagem estipulados no Fórum.

O lado técnico: o como fazer (How) – 

Saber mais

Vídeo – Moodle – Fórum. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ysau9_IOuwg

Referências

Martins, A.da C.S.; araújo, L..de S. A. (2016). O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo da Aprendizagem. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 106-122, jun./set.. https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/viewFile/62540/39082

Oliveira, S. Da C.; Lucena Filho, G. J. de. (2006). Animação de fóruns virtuais de discussão – novo caminho para a aprendizagem em EAD via web. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação  V.4 Nº 2, Dezembro Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14279/8195. Acesso em  maio de 2020.

Silva, G. de J. e Maciel, D. A. (2014). A presença docente do professor-tutor online como suporte à autonomia do estudante. Psic. da Ed., São Paulo, 38, 1º sem. de 2014, pp. 35-48. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n38/n38a04.pdf

Pular para o conteúdo