Editando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
Profa. Dra. Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Faculdade de Educação – Departamento de Planejamento e Administração/UnB
Profa. Dra. Wilsa Maria Ramos
Instituto de Psicologia
Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento/UnB
O Moodle é um software, um LMS (learning management system), ou seja, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), criado em 2002 pelo australiano Martin Dougiamas, pedagogo e técnico em informática. É um ambiente de gestão de aprendizagem que oferece espaço e recursos on-line para a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem. Como é um software com código aberto e muito utilizado por instituições de ensino, pesquisadores do mundo inteiro colaboram para atualizar e desenvolver novas funcionalidades. Saiba mais no site: https://moodle.org/.
O Moodle oferece ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas, com suporte de conteúdos em diversos formatos digitais e hipertextuais. Ele também permite integrar diversos recursos multimidiáticos, como áudio, vídeo, simulações em laboratórios etc.
O AVA possibilita:
- gerenciamento de cursos on-line;
- configuração de recursos para disponibilizar conteúdos;
- organização de atividades de ensino;
- registro do desempenho e itinerários dos alunos; e
- avaliação dos seus resultados de aprendizagem.
Na Universidade de Brasília, o Moodle é utilizado há mais de 10 anos visando facilitar e oportunizar processos de ensino e aprendizagem. Professores e alunos podem contar com esse AVA para apoiar o desenvolvimento de aulas presenciais ou aulas e cursos completamente a distância.
Entenda como o Moodle está estruturado e como navegar no AVA assistindo ao tutorial: Aprenda a navegar. Caso tenha acesso a uma sala no Moodle, você pode abrir o navegador e iniciar a experimentação da ferramenta clicando aqui.
Disponibilizamos, também tutoriais para utilizar o editor de texto no Moodle, configurar perfil e o próprio curso, sua sala virtual. Clique aqui para acessá-lo.
Explorar estes recursos ajudará você a compreender as possibilidades do ambiente e pensar o planejamento pedagógico, associando as necessidades didáticas às potencialidades da ferramenta.
As ferramentas do Moodle podem ser divididas em dois grandes grupos: recursos e atividades. Cada uma destas ferramentas pode contribuir para alcançar os objetivos de seu planejamento, funcionando como estratégias didáticas.
Vamos entender o que significa cada um deles:
- RECURSO: ferramenta indicada para apresentar os conteúdos de sua disciplina, podendo ser em formato de textos, ebook, vídeos ou links.
- ATIVIDADE: ferramentas que podem disponibilizar atividades avaliativas ou exercícios.
Para encerrar este tema, assista à Live: o planejamento do ensino on-line e as possibilidades de uso do Moodle, realizada durante a primeira oferta da Oficina de Moodle Básico.