Profa. Dra. Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Faculdade de Educação – Departamento de Planejamento e Administração/UnB
Profa. Dra. Wilsa Maria Ramos
Instituto de Psicologia
Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento/UnB
b) Selecionando atividades
fórum: é o espaço que permite interação assíncrona entre estudantes e professores.
Você pode utilizar o fórum de diversas maneiras:
- fórum temático/discussão: espaço que favorece a/o interação/diálogo entre os estudantes do curso, motivada por meio da discussão de um determinado tema e/ou assunto do curso/disciplina. Essa ferramenta deve ser utilizada para favorecer maior reflexão e pesquisa, possibilitando o aprofundamento de ideias e conceitos, bem como a interação e a colaboração entre os estudantes.
- fórum de dúvidas: espaço destinado aos estudantes para que as dúvidas dos participantes sejam compartilhadas e sanadas.
- fórum de apresentação: espaço destinado para apresentação e interação entre a turma.
- fórum de notícias: espaço dedicado a informes gerais (único fórum em que os estudantes não possuem a permissão para interagir).
DICA! Elabore propostas de discussões com interações criativas. Para isso, você pode inserir uma charge, uma história em quadrinhos, o trecho de uma música, entre outras. O importante é despertar o interesse do estudante em participar do fórum.
Pratique a construção de um fórum na sua disciplina.
Lembre-se de que ele possui diferentes formatos e tipos! Para isso, defina uma unidade de ensino e escolha um tipo de fórum que poderia apoiá-lo na interação com os alunos e entre eles. Escolha um Tópico para criar o Fórum coerente com o conteúdo. Para aprender mais sobre a configuração de Fóruns, assista o tutorial aqui.
Questionário: essa atividade pode ter várias aplicações, tais como autoavaliação, lista de exercícios para verificação de aprendizagem, teste rápido ou prova virtual.
Podem ser criados questionários com diferentes tipos de questões, escolhidas a partir de um banco de questões. As atividades em um questionário podem ser de vários tipos como múltipla escolha, verdadeiro/falso, resposta curta, associação, calculada, cloze. No tema 3, você aprenderá como configurar o questionário.
DICA! Ao elaborar as questões, busque realizar a interlocução com os conteúdos trabalhados na disciplina, acrescentando ícones, imagens, esquemas, entre outras linguagens que despertem o interesse do estudante
Assista nesta playlist vários tutoriais sobre a configuração do questionário.
Pesquisa: esse é um excelente recurso para aplicação de dois tipos de instrumentos:
- Pesquisa diagnóstica: pesquisa elaborada pelo professor para verificar o nível de conhecimento dos estudantes acerca dos temas a serem abordados na disciplina. Pode ser elaborada com base nos objetivos de aprendizagem da disciplina em que os estudantes respondem, realizando uma autoavaliação de seus conhecimentos prévios. Para o diagnóstico também pode ser aplicado um pré-teste de conhecimentos, nesse caso, sugere-se o uso do questionário.
- avaliação de reação da disciplina: pesquisa elaborada pelo professor para avaliação da disciplina. No caso dos cursos da UAB/UnB, a avaliação da disciplina será disponibilizada no Moodle, seguindo instrumento padronizado para todas as disciplinas.
Tarefa: é a atividade que permite ao estudante postar ou entregar um trabalho que foi elaborado por ele (on-line ou off-line), em formato digital, como resultado de uma solicitação do tutor/professor, podendo ou não ser avaliado. Na plataforma Moodle, a atividade denominada tarefa pode ser classificada em três formatos:
- modalidade avançada de carregamento de arquivos: permite ao estudante enviar mais de um arquivo por vez, com qualquer tipo de extensão (doc, zip., imagens, PDF. etc.);
- atividade off-line: pode ser realizada em algum lugar da rede, ou presencial, e permite a visualização das informações, mas não o envio de arquivos.
- envio de arquivo único: permite ao estudante enviar apenas um arquivo, com qualquer tipo de extensão (doc, zip., imagens, PDF etc.).
DICA! Veja algumas possibilidades que você pode utilizar a atividade tarefa: entrega de relatórios; atividades de pesquisa de campo; listas de exercício; ensaios teóricos e artigos, entre outras possibilidades.
Assista ao tutorial e pratique a configuração da tarefa
Lembre-se de que ela pode ser utilizada para vários objetivos. Defina o objetivo e crie a sua tarefa associada a um Tópico do seu ambiente virtual de aprendizagem.
H5P: é uma solução completa para criação e manutenção de atividades interativas para cursos on-line, que podem ser utilizados em plataformas como o Moodle. O objetivo da ferramenta é disponibilizar todos os recursos necessários para criação de vídeos interativos, jogos educacionais e conteúdos dinâmicos, que podem ser integrados a qualquer sistema ou aplicação, inclusive proprietários.
Conheça algumas ferramentas clicando aqui: Descrição das Ferramentas H5P
Aqui você tem acesso ao tutorial a respeito do course presentation, um dos recursos do H5P que permite a apresentação de conteúdo em telas, como diversas possibilidades de interação.
Se você quiser saber mais acerca do H5P, acesse: https://h5p.org/.
DICA: Para criar conteúdos interativos, você pode utilizar os protótipos de templates, disponíveis na página do CEAD.
BBB: permite criar salas de aula em tempo real usando BigBlueButton, um sistema de conferência web de código aberto para educação a distância. Saiba mais navegando nas seções sobre webconferências e nos tutoriais disponibilizados na página do CEAD (http://riu.cead.unb.br/acervo/ferramentas).
Nas demais seções deste menu, você pode avançar na compreensão acerca da docência on-line e de ferramentas para elaboração de suas aulas!