RIU – Experimentações nas videoconferências online

 

Profa. Dra. Jane Farias Chagas Ferreira

Instituto Psicologia

Currículo Lattes

 

 

Durante este tempo de distanciamento social, redescobrimos outras formas de presença. As videoconferências mediaram reuniões de negócios e de equipes de trabalho; encontros entre pais e professores; deliberações em conselhos e associações; celebrações entre familiares e grupos religiosos e processos de ensino e de aprendizagem. Participei, recentemente, de algumas festas de aniversários bem diferentes. Foram mais ou menos assim: o cardápio foi combinado (pizza, refrigerante e bolo) e cada um estava num lugar do mundo, mas não faltaram a alegria, os risos, a velinha apagada e a emoção! Tudo isso tem sido novidade, mas significa uma outra possibilidade de estarmos juntos!

  São muitas as ferramentas e os aplicativos para videoconferências com acesso gratuito: Zoom, Whereby, Skype, Google Hangouts, Google Meet etc. Basta fazer um cadastro, abrir uma conta e, pronto, pode começar a usar. Você precisará, também, de uma boa conexão de internet. Confira, nos links a seguir, uma descrição breve das funcionalidades e restrições de 11 ferramentas e das 5 melhores para utilizar com slides:

  1. As 11 melhores ferramentas de videoconferência
  1. As cinco melhores ferramentas de videoconferências online para apresentação de slides (Bônus – no final da página, tem um link para tutorial de como preparar e apresentar slides – vale muito a pena dar uma olhada)

Recomendações Pedagógicas

  Planeje os experimentos mediados por salas de videoconferências como se fosse dar uma festa de aniversário. Serão necessários: o convite contendo dia, o horário e endereço; organizar o lugar onde acontecerá o evento; definir o cardápio, deixar rolar aquela conversa informal, o ritual da velinha, interagir com os convidados, a despedida – só que o melhor: sem toda aquela bagunça para arrumar no final!

I. Conduzindo um Experimento

  1. Combine com seus estudantes um horário em que todos possam participar;
  2. Crie uma reunião no aplicativo ou ferramenta escolhida (decida se será gravada ou não);
  3. Compartilhe, com antecedência, o link com a sua turma (1 semana antes, com um lembrete na véspera);
  4. Prepare um guia para o experimento contendo o passo a passo (que poderá ser apresentado em slide ou encaminhado previamente aos alunos);
  5. Esteja seguro com relação a cada recurso a ser utilizado (se for preciso, treine antes);
  6. Teste todo o equipamento a ser utilizado, câmeras e microfone (ajuste o foco, a disposição da câmera, se os equipamentos estão carregados);
  7. No dia e horário previamente agendados, abra a sala de reunião;
  8. Antes de começar, converse informalmente até que todos entrem na sala;
  9. Depois que todos entrarem, inicie informando que fechará os microfones dos estudantes (opcional) e que, se tiverem uma pergunta, devem indicar levantando a mão, que você dará a palavra (ver recurso no aplicativo);
  10. Conduza o experimento como se estivesse ensinando uma receita (como acontece em programas de gastronomia): você terá que demonstrar os procedimentos;
  11. Interaja com os estudantes, peça para que:
  12. Antecipem possíveis resultados;
  13. Formulem hipóteses;
  14. Reverta processos (se for o caso) etc.
  15. A reunião poderá ser gravada e postada como vídeo em uma playlist para consulta posterior.

II. Experimentos simultâneos com a participação dos estudantes

  1. Siga os itens 1 a 8 do Experimento I;
  2. Envie, junto ao link da sala, a lista de tudo o que será necessário para o experimento (lembrando que o acesso a certos itens e equipamentos pode ser restritos);
  3. Antes de começar, converse informalmente até que todos entrem na sala. Deixe o microfone de todos abertos. Verifique se todos estão prontos para participar, repassando os itens necessários para o experimento e pedindo ajustes nos microfones ou câmeras;
  4. Feche os microfones dos estudantes (opcional) e inicie o experimento;
  5. Siga o passo a passo como disponibilizado. É interessante que seja, também, projetado um slide ao longo do procedimento, o que facilitará o acompanhamento de todos;
  6. Interaja com os estudantes. Faça perguntas, observações individuais, uma vez que você tem como monitorar as janelinhas de cada um.

III. Experimento com dois grupos: Experimento e Controle

  1. Siga os itens 5 a 4 do Experimento II;
  2. Separe a turma em dois grupos e informe aos estudantes, com antecedência, quem fará parte de qual grupo;
  3. Será necessário preparar um guia contendo orientações para o Grupo Experimento e outro para o Grupo Controle.

 Os componentes do Grupo A (Experimento) vão realizar todo o procedimento disponibilizado no passo a passo;

 Os componentes do Grupo Controle vão observar um colega em específico e fazer registros, formular hipóteses etc.

  1. O professor deve orientar mais especificamente o grupo Experimento;
  2. Ao final da reunião, devem ser discutidos os resultados, como cada grupo se sentiu ao longo do processo etc;
  3. Essa é uma boa saída quando há muitos experimentos a serem realizados, porque permitirá um rodízio entre os estudantes, algo que viabiliza e otimiza os recursos.

Benefícios e Limitações

  Este tipo de atividade não é restrito a experimentos nas áreas de ciências que são realizadas em laboratórios, ele pode ser utilizado para a composição musical ou improvisação, na elaboração de textos, na resolução de problemas matemáticos, na aprendizagem de uma técnica específica. Diante disso, é possível utilizar essas salas de reunião para qualquer atividade ou curso em que a pessoa precise aprender fazendo, ou que seja preciso mostrar como se faz (Show-how).

  Esses encontros podem ser gravados (alguns aplicativos têm essa funcionalidade, mas apenas se forem pagos) e transformados em tutoriais.

  Há algumas limitações em função do tempo: a atividade não poderá ser muito longa. É preciso garantir a segurança – deixe claro quais são os cuidados a serem tomados no passo a passo e no dia da reunião.

Algumas dicas para a solução de problemas

 “E, esqueci!” – Se alguns estudantes não estiverem preparados, podem se tornar observadores (veja o Experimento III), acompanhar o experimento e ter acesso ao vídeo em outra oportunidade;

 Problemas com a conexão –

   (estudantes) – grave a reunião, os estudantes poderão acessá-la depois;

   (professor) – acontece! Já passamos por isso, no presencial (luz acaba, projetor queima, ficamos doentes…) – Tenha uma lista de contatos dos estudantes, você poderá remarcar ou pedir que aguardem alguns minutos até que a conexão se restabeleça (já pisei num fio e tive que recomeçar! Faz parte).

 Problemas com o tempo – é possível estender o tempo da reunião em alguns aplicativos (Zoom) ou você pode repassar um novo link para os alunos – informe que fará isso em instantes e peça que esperem. Todos entrarão no novo link. O ideal é que você planeje um experimento no limite do tempo de sua aula e do aplicativo utilizado;

 Problemas com a quantidade de pessoas – divida a sala em dois grupos.

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