Com deficiência auditiva

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

 

O Censo MEC/INEP (2020, p. 7) define a deficiência auditiva como:

icone acessibilidade Consiste em impedimentos permanentes de natureza auditiva, ou seja, na perda parcial (deficiência auditiva) da audição que, em interação com barreiras comunicacionais e atitudinais, podem impedir a plena participação e aprendizagem do aluno.icone acessibilidade

Diante de tal especificidade, sugerimos ao docente que, ao receber a lista da sua turma, confira a indicação de alunos com deficiência que são atendidos pela DACES/UnB. No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na sua turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.

 

 

Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma, acesse virtual o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE constará um ícone do NEE. Clique no ícone icone acessibilidadepara visualizar o parecer a respeito das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará seu contato inicial com o aluno.

 

 

Antes de o semestre começar informe ao estudante acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.

 

 

icone acessibilidadeDisponibilize o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, slides, etc.) com antecedência para o estudante. Se possível, inclua imagens explicativas nos materiais didáticos e organize as atividades de forma intuitiva e que sejam compreensíveis, visualmente.

 

 

Infográfico do modelo de um plano de ensino: plano de ensino da disciplina Tecnologia e Linguagem do Curso de Língua de Sinais Brasileira – Português como segunda língua.

Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB

icone acessibilidadeOrganize o conteúdo na plataforma em ordem cronológica e por aulas; e disponibilize as orientações da disciplina em enunciados claros e objetivos.

 

icone acessibilidadeAo utilizar recursos audiovisuais nas aulas (filmes, vídeos, documentários, dentre outros), verifique se eles possuem .

 

icone acessibilidadePara aulas remotas síncronas, sugere-se utilizar o recurso de legendas Web Captioner. Para aulas pré-gravadas, a inserção de legenda pode ser feita pelo recurso de legendagem do Office 365. Também, recomenda-se o upload da aula gravada na plataforma Stream (parte da suíte do Office 365), que permite a inserção de legendas no vídeo.

 

balao video

LEGENDAGEM

 

 Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB

 

icone acessibilidadeDurante a aula síncrona, e em aulas pré-gravadas, deixe sua tela em destaque no momento da exposição; fale de forma clara e bem articulada, a fim de favorecer a , por parte dos estudantes com deficiência auditiva que utilizam desta técnica.

icone acessibilidadeAtente para a qualidade do som na gravação das aulas (utilize recursos para a eliminação de ruídos, como microfones ou fones de ouvido, e solicite que os participantes fechem seus microfones durante a aula).

icone acessibilidadeO conteúdo em áudio da aula poderá ser convertido em formato digital no Office 365 — a ferramenta “Transcrever” do Word permite a conversão do som da fala em anotações escritas no Word. Sugira ao estudante essa alternativa, para que ele possa ter acesso ao conteúdo da aula na íntegra.

icone acessibilidadeViabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.

icone acessibilidadeAo elaborar a atividade avaliativa da disciplina, utilize enunciados claros, curtos e objetivos. Defina, junto ao estudante, o melhor formato para realização da atividade avaliativa.

icone acessibilidadeAo realizar as atividades avaliativas, deve-se garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).

LEGENDAGEM

Legenda para surdos e ensurdecidos possui uma estrutura peculiar. Não são todos os programas que se adaptam a essa forma. Contudo você professor, pode legendar seus filmes a partir de alguns programas, vamos conhecer um deles?

Veja o vídeo! Clicando aqui.

LEITURA LABIAL

Você conhece a Leitura Labial? Sabe quem precisa ou utiliza esta técnica?

A Leitura Labial é uma ferramenta utilizada principalmente por pessoas com Deficiência Auditiva e que são oralizadas, pessoas que utilizam a Língua Portuguesa como principal forma de comunicação. É uma técnica na qual a pessoa realiza a percepção e o reconhecimento do que está sendo dito ou falado através dos movimentos orofaciais realizados pelo falante.

Para que a leitura labial se torne eficaz é importante seguir algumas dicas:

  • Fale sempre em ritmo normal, um pouco mais lento, mas sem perder a naturalidade. Nem muito rápido, nem muito devagar! Você pode também interagir com o estudante deficiente auditivo e verificar se o ritmo está bom;
  • Articule as palavras naturalmente, sem exageros ou extrapolações. Respire, faça pausas, é importante para a compreensão.
  • Fale de forma clara e sem nenhum tipo de adereço ou adorno que possa obstruir a visão, como máscaras, bigodes muito grandes, batons com cores muito vibrantes e chamativas, etc. Esse tipo de adorno é como uma poluição visual, que interfere na compreensão e na leitura;
  • Não precisa aumentar o volume da fala. Não grite! Fale em tom normal;
  • Outro aspecto importantíssimo é que se deve falar sempre de frente para o interlocutor ou a câmera, para que o campo de visão seja completo, sem cortes. Nunca vire de lado, dê as costas ou fale cobrindo a boca com a mão ou com algum objeto;
  • A iluminação do ambiente deve ser levada em consideração! Certifique-se de que o ambiente está claro o suficiente;
  • Por fim, a comunicação é importante. Nunca deixe de se comunicar com o estudante e realize adaptações durante o semestre, caso seja necessário.
Pular para o conteúdo