Com transtornos funcionais específicos

ESTUDANTES COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS

A Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB, define, em seu Art. 3°, pessoas com transtornos funcionais específicos como

icone acessibilidade […] as que apresentam dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros. icone acessibilidade.

Sugerimos, ao docente, que verifique, junto ao estudante, a sua especificidade e defina as melhores formas de apoio especializado.

icone acessibilidadeAo receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência, que são atendidos pela DACES/UnB.

No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na sua turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.

Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes >; no lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE, constará um ícone do NEE. Clique no ícone icone acessibilidade para visualizar o parecer a respeito das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.

Antes de o semestre começar, informe, ao estudante, acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.

icone acessibilidadeDisponibilize o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos, slides, etc.), com antecedência, para o estudante.

icone acessibilidadeOrganize o conteúdo na plataforma, em ordem cronológica e por aulas, com enunciados claros e objetivos.

icone acessibilidadeViabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme demanda do estudante.

icone acessibilidadeDurante a aula síncrona, e em aulas pré-gravadas, deixe sua tela em destaque, no momento da exposição; fale de forma clara e bem articulada.

icone acessibilidadeAtente para a qualidade do som na gravação das aulas (utilize recursos para a eliminação de ruídos, como microfones ou fones de ouvido; e solicite que os participantes fechem seus microfones durante a aula).

icone acessibilidadeDisponibilize a aula gravada, para que o estudante possa ouvi-la, mais de uma vez, se necessário.

icone acessibilidadeDisponibilize listas de exercícios extras ou vídeos complementares, para auxiliar na compreensão do conteúdo.

icone acessibilidadeAo elaborar a atividade avaliativa da disciplina, considere o perfil de aprendizagem do estudante e sua especificidade.

icone acessibilidadeAo realizar as atividades avaliativas, deve-se garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).

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