ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL – BAIXA VISÃO
O Censo MEC/INEP (2020, p. 7) define a baixa visão como:
Perda parcial da função visual. Nesse caso, o aluno possui resíduo visual, e seu potencial de utilização da visão para atividades escolares e de locomoção é prejudicado, mesmo após o melhor tratamento ou a máxima correção óptica específica.
Diante de tal especificidade, sugerimos ao docente que, ao receber a lista da sua turma, confira a indicação dos alunos com deficiência, que são atendidos pela DACES/UnB. No Portal do Docente do SIGAA, é possível verificar se na turma está matriculado algum estudante com deficiência e/ou necessidade educacional específica, atendido pela DACES/DAC.
Para acessar o parecer do estudante no SIGAA, acesse o Portal do docente; clique no componente curricular (disciplina); para entrar na turma virtual, acesse o Menu Turma Virtual > Turma > Participantes. No lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE constará um ícone do NEE. Clique no ícone para visualizar o parecer acerca das Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a). Isso facilitará o contato inicial com o aluno.
Antes de o semestre começar, informe, ao estudante, acerca da plataforma virtual que será utilizada na disciplina e o link ou a chave de acesso.
Organize o conteúdo na plataforma, em ordem cronológica e por aulas; assim, o estudante com baixa visão, com auxílio do ou de , terá condições de acompanhar o percurso formativo proposto na disciplina.
Disponibilize, na plataforma, a organização da disciplina em formato digital (escrita) e, preferencialmente, em formato áudio, também.
As orientações da disciplina devem ser redigidas com e também sugere-se que as fontes adotadas não sejam condensadas. As fontes mais indicadas são Arial e Verdana. O professor pode optar pela letra bastão maiúscula, que é mais acessível para a leitura da pessoa com baixa visão, no tamanho 24. Sugere-se utilizar o espaçamento 1,5 e atentar para o contraste de cor entre a letra e o fundo (geralmente, utiliza-se a fonte na cor preta e com o fundo branco).
Fontes com e sem serifa:
Fonte condensada:
Observar a qualidade das imagens disponibilizadas na plataforma, de forma que elas não percam a qualidade, ao serem ampliadas pelo estudante no computador.
Ao iniciar o semestre letivo, faça sua própria , ou seja, descreva, brevemente, para o estudante, suas características físicas (cor, altura, tipo físico, cabelos, cor dos olhos, estilo e cores das roupas). Também, é importante descrever um pouco do local de onde se está ministrando a aula (se é uma sala, como é a parede ao fundo, se há quadros, livros, estantes ou qualquer outro objeto que esteja visível). Se possível, sugira aos colegas de classe que, também, façam sua audiodescrição.
COMO FORMA DE AUDIODESCRIÇÃO DE UMA AULA VEJA O EXEMPLO ABAIXO
AUDIODESCRIÇÃO
Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB
Disponibilize, com antecedência, o material da disciplina (plano de ensino, material didático, vídeos etc.), para o estudante. Os arquivos devem estar em formatos selecionáveis, como Word ou PDF, por exemplo, e devem possuir uma boa qualidade de texto e imagem.
Caso o professor deseje disponibilizar um arquivo em PDF, é preciso atentar para que ele não seja um PDF de imagem. Os PDFs em formato de imagem não são acessíveis para as pessoas com baixa visão, uma vez que os leitores de tela não conseguem processar imagens, apenas textos. Se forem utilizados documentos e atividades escritas diversas escaneados, o estudante, ou o professor, deverá enviar os materiais para a equipe da DACES/DAC e do Laboratório de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual (e-mail unb.adaptacaodemateriais@gmail.com), para que seja realizada, dentro do pela equipe, a produção do material em formato acessível
Esses textos passarão pelos programas de reconhecimento ótico, os OCRs, que converterão os PDFs em imagem para PDFs de texto. A seguir, disponibilizamos exemplos de PDF de imagem adequados, e PDF de imagem inadequados para envio à equipe da DACES/DAC e ao Laboratório de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual.
Texto Escaneado de modo inadequado
A imagem, a seguir, apresenta um exemplo de texto escaneado de modo inadequado. O texto possui rasuras, como rabiscos e escritas. Há, também, desenho de linhas que sublinham o texto. Dessa forma, ao converter a imagem scaneada para texto, o programa OCR não conseguirá lê-lo corretamente. Recomendamos que se apaguem as rasuras e linhas sublinhadas do texto para uma leitura adequada do programa.
Texto escaneado de modo inadequado
A imagem, a seguir, apresenta outro exemplo de texto escaneado de modo inadequado
O texto está na diagonal e possui muitas partes com desfoque, o que deixa parte das letras apagada. Texto em diagonal não é reconhecido pelos programas de OCR. Recomendamos utilizar um scaner ou que se atente para não deixar o texto torto, desfocado ou apagado.
Texto escaneado de modo inadequado
Texto escaneado de modo adequado
A imagem, a seguir, apresenta um exemplo de texto escaneado de modo adequado. O texto não possui rasuras, rabiscos, linhas sublinhadas, manchas, partes desfocadas ou qualquer outro empecilho. O texto possui um escaneamento adequado, está alinhado e reto. Dessa forma, o programa OCR poderá fazer uma leitura correta. Recomendamos que sigam este exemplo, a fim de gerar textos para a produção do material em formato acessível, dentro do pela equipe.
Texto escaneado de modo adequado
O estudante com baixa visão deverá indicar, à DACES/DAC, o formato acessível de sua preferência: digital
acessível, áudio, ou texto impresso em formato ampliado (identificar a fonte e o tamanho de preferência). Os textos deverão ser encaminhados com antecedência para a produção do formato acessível, a fim de que retornem, ao estudante, em tempo hábil
para a leitura. Isso possibilita a participação mais ativa dos estudantes com baixa visão nas aulas e nas atividades avaliativas. O formato acessível é de escolha do estudante. Informações complementares acerca do Programa de Produção de Materiais
Acessíveis podem ser obtidas por aqui.
Para guiar os slides, sugere-se que o professor utilize um apontador ou laser point, para que o estudante possa acompanhar a exposição do conteúdo. No caso do ensino remoto, há orientadores de texto disponíveis, ferramentas dos softwares utilizados para
“apontar” o que se deseja.
LASER POINT
Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB
Viabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme
demanda do estudante.
Ao utilizar recursos audiovisuais nas aulas (filmes, vídeos, documentários, dentre outros), verifique
se eles possuem audiodescrição. Caso não tenha, o professor, ou o tutor, poderá descrever as cenas e as imagens para os estudantes com baixa visão.
É preciso ao utilizar slides nas aulas.
COMO FORMA DE AUDIODESCRIÇÃO DE UMA AULA VEJA O EXEMPLO ABAIXO
AUDIODESCRIÇÃO DE SLIDES (Advérbios)
Fonte: Equipe de Acessibilidade CEAD/UnB
Viabilize o apoio de um tutor (estudante que está cursando ou que já cursou a disciplina), conforme
demanda do estudante.
Ao utilizar recursos audiovisuais nas aulas (filmes, vídeos, documentários, dentre outros), verifique
se eles possuem audiodescrição. Caso não tenha, o professor, ou o tutor, poderá descrever as cenas e as imagens para os estudantes com baixa visão.
É preciso ao
utilizar slides nas aulas.
Ao elaborar a atividade avaliativa da disciplina, converse com o estudante de baixa visão acerca do
formato acessível de sua preferência, ou seja, o tipo de fonte, tamanho e cor de contraste. Caso necessário, a equipe da DACES/DAC poderá ajudar com informações e orientações a respeito de organização, produção e impressão da avaliação, conforme os
prazos já apresentados.
Ao realizar as atividades avaliativas, é preciso garantir, ao estudante, o tempo adicional, conforme
estabelece a Resolução CAD n° 50/2019, que institui a Política de Acessibilidade da UnB (Art. 17).
SOFTWARES LEITORES DE TELA
Você conhece os Softwares Leitores de Tela? Quer conhecer um pouco mais? Leitores de tela são aplicativos utilizados por pessoas com Deficiência visual para que tenham, em telas de dispositivos diversos (computadores, tablets, smartphones, etc.), acesso às informações presentes em forma de texto, convertendo-as em informações sonoras, em áudio.
O NVDA – Software Ledor de tela é gratuito e faz leitura de toda tela do computador/ notebook. Conheça como o leitor de tela funciona a seguir. Veja abaixo dicas e sugestões sobre os recursos de acessibilidade deste manual!
Principais leitores de tela utilizados pelos estudantes com deficiência visual:
RECURSO DE AMPLIAÇÃO DE TELA
Os softwares ampliadores de tela ou de caracteres ampliam todos os elementos da tela, determinadas áreas da tela e a região onde se encontra a seta do mouse. Normalmente, permitem que o tamanho da ampliação seja configurável, para responder às necessidades específicas de cada usuário baixa-visão.
Você sabe como é feito o Recurso de Ampliação de Tela?
Clique aqui e veja como funciona!
FONTES ADEQUADAS
Fonte serifada são aquelas que possuem barras e traços alongados no fim da haste das letras. Ou seja, de uma forma mais simples para entendermos, letras desenhadas e com detalhes. Segue um exemplo:
Exemplos de Fontes com serifa:
• Times New Roman – Fonte serifada
• Century – Fonte serifada
• FrankRuehl – Fonte serifada
Exemplos de fontes condensadas:
• Gloucester MT Extra Condensed – Fonte condensada
• Playbill – Fonte condensada
Agora que já sabe o que é fonte com serifa e condensadas, vamos demonstrar alguns exemplos de fontes adequadas. Vale ressaltar, que ao escolher é indicado comparar com as fontes Arial e Verdana que são as mais indicadas para o público de baixa visão.
• Calibri – Fonte recomendada
• Candara – Fonte recomendada
• Franklin Gothic Book- Fonte recomendada
• Gadugi – Fonte recomendada
• Leelawadee – Fonte recomendada
• Arial – Fonte recomendada
AUDIODESCRIÇÃO
Ao iniciar o semestre letivo, faça sua própria Audiodescrição, ou seja, descreva brevemente para o estudante suas características físicas (cor, altura, tipo físico, cabelos, cor dos olhos, estilo e cores das roupas).
Também é importante descrever um pouco do local de onde está ministrando a aula (se é uma sala, como é a parede ao fundo, se há quadros, livros, estantes ou qualquer outro objeto que esteja visível).
Se possível sugira aos colegas de classe que também façam sua Audiodescrição.
PRAZOS
É importante que o docente observe os prazos estipulados, a fim de que os materiais retornem ao estudante em tempo para a leitura, possibilitando a participação nas aulas e nas atividades avaliativas. Para ter informações sobre os prazos, consulte a tabela abaixo.
Formato do material | Quantidade | Prazo |
---|---|---|
Braille | Até 100 páginas | 7 dias úteis |
Braille | Mais de 100 páginas | 15 dias úteis |
Digital acessível | Até 100 páginas sem figuras, notas de rodapé ou citações | 7 dias úteis |
Digital acessível | Até 100 páginas com figuras, notas de rodapé ou citações | 15 dias úteis |
Digital acessível | Mais de 100 páginas sem figuras, notas de rodapé ou citações | 10 dias úteis |
Digital acessível | Mais de 100 páginas com figuras, notas de rodapé ou citações | 20 dias úteis |
Tamanho ampliado | Até 100 páginas | 7 dias úteis |
Tamanho ampliado | Mais de 100 páginas | 15 dias úteis |
Áudio por meio de sintetizador de voz | Até 100 páginas | 7 dias úteis |
Áudio por meio de sintetizador de voz | Mais de 100 páginas | 15 dias úteis |